Viagem Para Porto Seguro Na Bahia

Se você está preparando a sua viagem para Porto Seguro na Bahia é fundamental planejar o seu roteiro e preparativos para que consiga aproveitar ao máximo sua experiência nessa cidade encantadora!

Porto Seguro é um município que se encontra ao sul do Estado e faz divisa com duas cidades: Prado e Santa Cruz Cabrália, sendo a região onde os primeiros portugueses atracaram no Brasil.

A cidade que você conhece hoje é proveniente de um vilarejo que foi fundado há centenas de anos, mais precisamente em 1535, pouco tempo após a descoberta do Brasil.

Hoje, quase 500 anos depois, Porto Seguro se tornou uma forte cidade turística, com pontos históricos fenomenais e, claro, praias e paisagens de tirar o fôlego de qualquer um.

Esse artigo traz um pouco dos principais pontos turísticos que você pode e deve conhecer em uma viagem para Porto Seguro na Bahia. São os locais mais famosos e que provavelmente serão recomendados pelas agências de turismo.

Viagem para Porto Seguro na Bahia: praias

Simplesmente não há como falar de uma viagem para Porto Seguro na Bahia sem citar as melhores praias da região. De fato, a cidade nordestina traz paisagens incríveis, com mares deliciosos, onde cada qual tem o seu ponto forte.

São diversas praias e todas com a sua beleza em particular, mas se você quer saber quais são as mais famosas e conhecidas, elencou-se uma lista:

  • Praia de Coroa Vermelha

Essa praia, na verdade, encontra-se no município ao lado de Porto Seguro, ficando em Santa Cruz Cabrália, mas vale a pena citá-la aqui porque é realmente muito bonita e fica próxima.

A Praia de Coroa Vermelha é esplêndida, possui piscinas naturais que são represadas quando a maré está baixa (então o efeito é ainda mais bonito em épocas de lua nova ou lua cheia).

Se você deseja um banho de mar gostoso e revigorante, aqui é o lugar. Entretanto, a praia realmente chama muita atenção, então normalmente está cheia de gente. Se você busca sossego, talvez não seja a melhor opção.

Além da praia em si, há também outras atrações turistas que você pode conferir ao atracar na Praia de Coroa Vermelha: a cruz que fixa o local da suposta primeira missa realizada no Brasil e, também, uma linda feira de artesanatos.

  • Praia do Mutá

A Praia Mutá é como se fosse uma extensão da Praia de Coroa Vermelha seguindo na direção sul. Essa região é mais vazia, com bastante natureza e traz uma sensação de conforto inigualável.

Sobre o mar, ele normalmente está bem azul e você poderá aproveitar suas águas deliciosas!

Na Praia Mutá encontram-se restaurantes bem conceituados (como o Recanto do Sossego) e cabanas famosas na região (Como Hibisco e Macuco).

Essa praia é um dos pontos que você provavelmente irá amar na sua viagem para Porto Seguro na Bahia.

  • Coroa Alta

Coroa Alta é uma praia menos povoada e você consegue ter mais tranquilidade, o que também possibilita um mergulho mais em paz.

Costumam haver passeios turísticos na região, onde os pontos também incluem a Ilha do Sol, um local no Rio João de Tiba, onde você terá a possibilidade de tomar um banho de lama! Além disso, há mais feirinhas para você comprar artesanato.

  • Praia de Taperapuã

Agora, se você é daqueles que AMA um movimento, ver pessoas e animação, então pode separar na sua agenda um tempinho para conhecer a Praia de Taperapuã.

É uma região bem desenvolvida e possui bastante comércio e há muitos restaurantes, incluindo dois bem famosos: Barraca do Gaúcho e Colher de Pau.

  • Recife de Fora

Já Recife de Fora fica aproximadamente à uma hora de barco da orla e lá você encontra o Parque Marinho do Recife de Fora, um lugar que você realmente deve considerar conhecer, pois é cheio de piscinas naturais e paisagens de tirar o fôlego.

O parque consiste em um aquário com aproximadamente 1,7 ha e apenas 3% é disponível às visitas, mas esse território já é espaço suficiente para tornar uma das áreas mais lindas de Porto Seguro.

Lá você consegue praticar mergulho e até mesmo andar sobre os corais. A dica é levar um sapato que posso molhar, algo semelhante ao crocs® ou sapatilhas emborrachadas.

Todas essas praias são ótimas e cada qual possui as suas respectivas particularidades.

O ideal é que você escolha qual delas deseja visitar (e, claro, relacionar com as opções que não foram listadas, mas que deseja conhecer) e estabelecer a melhor logística de visitação.

Para que sua viagem para Porto Seguro na Bahia seja o melhor possível, você deve economizar tempo ao programar o seu roteiro, considerando distância e meio de transporte.

Cidade histórica de Porto Seguro

E, claro, Porto Seguro pode até ser a cidade das praias, mas há muitas atrações que você não pode deixar de conhecer durante a sua estadia nas terras do nordeste.

Como já foi falado, a região tem potencial histórico muito grande e não aproveitar esse lado do passeio é vivê-lo pela metade! Seja você amante de história ou não, não irá se arrepender esses passeios.

  • Igreja Nossa Senhora da Pena

O município foi se desenvolvendo próximo ao chamado Rio Buranhém, que vai de encontro com o mar. Entretanto, o vilarejo inicial ficava mais para o alto da falésia (e é por isso que alguns moradores chamam a parte histórica de Cidade Alta).

Nessa região você irá se deparar com uma clara arquitetura portuguesa da época colonial, que, por sinal, está bem intacta. Na região central há a famosa Igreja de Nossa Senhora da Penha − é a padroeira da cidade, inclusive.

Há também a Cadeia e a Câmara (que podem até parecer mais desinteressantes que a Igreja, mas é bem legal conhecer) que ficam na mesma construção.

Outro ponto é o chamado MARCO DO DESCOBRIMENTO, uma coluna que mostrava a posse dos portugueses sobre aquele terreno.

  • Igreja de São Benedito e Misericórdia

Ainda no Centro Histórico, há a Capela de São Benedito, que fica junto às construções − já em ruínas − do colégio jesuíta que havia há anos.

Próximo há a Igreja da Misericórdia, mas esta sempre se encontra fechada e possui um farol moderno, não sendo dos tempos de colonização.

  • Museu de Porto Seguro

Continuando com o tour cultural para a sua viagem para Porto Seguro na Bahia, o Museu de Porto Seguro é um lugar bem interessante para você conhecer.

E sabe onde ele se encontra? Na Câmara e Cadeia (falou-se que era legal ir até essa parte!). Em uma das salas você encontrará diversos objetos indígenas, incluindo peças de rituais de diversos locais do país.

Já em outro cômodo é possível contemplar as ferramentas náuticas dos portugueses, o que é muito interessante para entender melhor como eram as embarcações. E, claro, você consegue acesso à prisão pelo porão. 

Quer uma dica? Tente visitar o museu de manhã, pois faz muito calor em alguns dias e chega a ser desconfortável.

O endereço é: Praça Pero Campos de Tourinho, tendo o horário de funcionamento das 9h até 15h. Há a necessidade de comprar ingresso, mas custa apenas R$10 aproximadamente e também há meia-entrada para quem tem direito.

Viagem para Porto Seguro na Bahia: aproveite as reservas naturais

Como já foi dito, é impossível ir a uma viagem para Porto Seguro na Bahia sem visitar praias, entretanto, a região tem um porte natural que vai muito além da areia e do mar.

Para quem ama árvores, verde e aquele cheiro de mato, há reservas ambientais muito bem preservadas e que vale a pena, principalmente em um passeio em família.

  • Reserva da Jaqueira

A Reserva da Junqueira foi fundada por três irmãs em 1998 e é ocupada por mais de 30 famílias, que mantém a cultura pataxó viva! A região vive do turismo e todos os dias realizam uma seção de imersão nos conceitos da tribo.

É realmente uma experiência incrível e você pode deixar seu horário marcado para começar a visita às 9h. Você terá acesso livre à Reserva da Jaqueira e pode aproveitar para dar uma olhada na feira de artesanato que é incrível.

Há muitas atividades, incluindo pinturas, infusões de plantas da própria reserva e até mesmo arco e flecha.

Próximo às 10h, os turistas são chamados para escutar as histórias do povo e da cultura pataxó. É realmente um momento muito bonito, onde você passa a ver o outro lado da história.

No final há muita dança e rituais, é realmente uma experiência completa para todos os visitantes.

Depois, os grupos são divididos e os turistas são conduzidos pela Reserva da Jaqueira. Você conhecerá um viveiro incrível, a escola das crianças, o museu pataxó e muitos outros pontos super interessantes.

É algo bem organizado e o foco é o turismo, então você aprenderá um pouco de cultura, fará várias atividades e, de forma geral, irá imergir nesse universo pataxó.

Há a cobrança de ingresso, que fica em torno de R$50,00, mas com toda a certeza vale a pena. Poucos lugares do Brasil oferecem uma experiência tão única quanto essa, então, pense bem em colocar no roteiro da sua viagem para Porto Seguro na Bahia.

  • Passarela do Descobrimento

Há alguns anos, a Passarela do Descobrimento era chamada de Passarela do Álcool. Isso porque eram várias barracas que vendiam drinks e os jovens se encontravam na rua, deixando-a bem movimentada.

Durante época de formaturas escolares, muitas escolas vão para Porto Seguro na mesma época e a Passarela ficava lotada de estudantes. Entretanto, começou a haver uma reestruturação da região.

Hoje, há apenas algumas barracas que ficam concentradas e o turismo é desenvolvido de forma mais responsável. Agora, há várias barracas com artesanato, restaurantes e outras barraquinhas com coisas interessantes.

A Passarela do Descobrimento fica paralela à praia do centro do município, sendo um ponto bem icônico de Porto Seguro.

  • Memorial Epopéia do Descobrimento

Outro ponto interessante para você visitar é o Memorial Epopéia do Descobrimento. Você o encontrará no início de Porto Seguro, sendo um museu privado que mostra os dois lados da história.

As visitas também são guiadas e você aprenderá tanto sobre o Brasil e os povos indígenas quanto sobre os portugueses que cá atracaram. Entretanto, o conceito histórico é bem superficial (mas para quem não conhece, é bem informativo).

Depois do passeio você irá conhecer uma oca pataxó e essa é uma parte muito interessante do passeio. O tour termina com uma visita a uma réplica do navio da embarcação de Pedro Álvares Cabral!

O ingresso custa em torno de R$30 e há a possibilidade de meia-entrada. É um ótimo ponto turístico para todos, mas quem tem criança vai aproveitar ainda mais.

Outras atividades para fazer na sua viagem para Porto Seguro na Bahia

Na sua viagem para Porto Seguro na Bahia você também não pode se esquecer de conhecer Arraial d’ajuda e suas atrações. Dentre elas, pode selecionar:

  • Beco das Cores

É um espaço noturno muito incrível! Se você deseja um lugar mais charmoso para sair com os amigos, então aqui é o lugar. Para chegar até lá, é preciso pegar a balsa e, depois, pegar um taxi, van ou uber até o centro de Arraial.

Há duas regiões principais: a Praça da Igreja e a Rua do Mucugê. A primeira é mais tranquila e a segunda é bem badalada.

  • Arraial d’Ajuda Eco Parque

Se você quer continuar se aventurando pela natureza na sua viagem para Porto Seguro na Bahia, com certeza o Eco Parque é uma opção. Fica colado na praia e o acesso é bem fácil, possui toboáguas, piscinas com ondas e muitas outras atrações.

Você também consegue andar de caiaque na praia, visitar o chamado Projeto Coral − que é um aquário muito bacana − e outras atividades. Mas, atenção, o parque costuma fechar aos domingos e segundas, então dê uma ligada para conferir.

Preparando a sua viagem para Porto Seguro: principais dicas

Seja para a sua viagem para Porto Seguro na Bahia ou qualquer outro lugar, algumas dicas farão com que você consiga aproveitar a experiência de forma muito mais otimizada.

Quando estamos nos planejando para viajar, existem duas palavras fundamentais: planejamento e logística.

Sobre o planejamento, é fundamental que você saiba a maioria das coisas que pretende fazer, incluindo restaurantes, pontos turísticos, praias que pretende visitar e todos esses detalhes.

Estando com tudo listado você consegue encontrar as melhores oportunidades, principalmente relacionado ao preço, para que seja possível gastar menos pelos próprios serviços.

Quando hotéis, ingressos e até mesmo restaurantes são reservados antes, a probabilidade de pagar menos por eles é maior (quanto antes você fizer as reservas, mais barato fica).

Então, a sua viagem para Porto Seguro na Bahia sairá mais em conta de modo geral.

Outro ponto que você deve avaliar é a logística das coisas para que você consiga economizar tempo. Depois de ter em mente tudo o que deseja fazer, é interessante desenvolver um roteiro detalhado.

Dessa forma é possível economizar tempo e dinheiro com transporte, sobrando mais tempo para você curtir com seus amigos ou família.

Quem não se planeja totalmente antes de viajar, muito provavelmente deixará de curtir grande parte do potencial da região. Sabendo que temos poucos dias de férias para curtir longe de casa, é preciso fazer deles os melhores!

Faça uma lista para não esquecer

Outras dicas que podem ser aplicadas em qualquer viagem é sobre fazer uma lista de tudo o que você precisa levar (isso é ainda mais importante para as pessoas esquecidas).

Sabe aquela sensação de que está esquecendo-se de algo? Então, na maioria das vezes ela está certa e em algum momento de nossa viagem vemos que deixamos algo para trás.

A dica para a sua viagem para Porto Seguro na Bahia é começar a anotar tudo o que deve levar bem antes do dia da viagem. Faça uma lista do celular, pois você sempre o terá em mãos quando lembrar-se de algo que está faltando.

Na hora de separar todas as roupas, documentos e coisas do gênero, vá atualizando na sua lista tudo o que você já colocou na mala.

Viagem para Porto Seguro na Bahia: como conhecer a cidade de verdade

Foram dadas muitas dicas para a sua viagem para Porto Seguro na Bahia, principalmente sobre pontos turísticos que seriam bem interessantes você conhecer.

Entretanto, tudo o que foi listado são locais bem conhecidos − e, de fato, são incríveis e merecem atenção −, mas nada substitui a experiência de alguém que mora em Porto Seguro e conhece minuciosamente os melhores lugares.

Todas as cidades possuem os seus segredos, sejam sobre restaurantes, passeios, bares, praias, mas na maioria das vezes eles não são tão conhecidos assim − apenas tem o reconhecimento dos moradores.

Dito isso, se você quer incrementar o seu roteiro para Porto Seguro com os MELHORES destinos e dicas, não há nada melhor do saber disso de um nativo.

Se você quer efetivamente ter uma experiência incrível na sua viagem para Porto Seguro na Bahia para poder dizer “eu REALMENTE conheço Porto Seguro”, esse e-book vai te mostrar um lado do município esplêndido, mas que poucos conhecem!

Para mais novidades, me acompanhe nas redes sociais.

Gostou? Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Receba as últimas publicações e artigos em seu e-mail

Receba Cotação

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.