Dia de Ação de graças ”Thanksgiving” e Black Friday nos Eua


Quando o mês de outubro se aproxima, logo a preparação do Dia de Ação de graças ”Thanksgiving ”e Black Friday nos Eua se inicia. Esses são dois dos mais famosos feriados americanos, e também a época do ano em que os comerciantes faturam alto! Hoje, vamos te contar um pouco mais sobre as tradições e costumes que rondam o Thanksgiving, e o porquê da escolha de um feriado comercial como o Black Friday na mesma época.

Pessoas de qualquer região do mundo que visitam um País como os Estados Unidos nessa época específica do ano, ficam abismados com um feriado que para nós não existe, mas lá, é um dos mais importantes e tradicionais do ano, assim como o Natal.

Então, venha com a gente descobrir tudo o que você sempre quis sobre o Dia de Ação de graças ”Thanksgiving ” e Black Friday nos Eua com esse guia completo que preparamos especialmente para você!

Dia de Ação de graças

Dia de Ação de graças ”Thanksgiving ”e Black Friday nos Eua: O que é o Thanksgiving?


Primeiramente, vamos te explicar o que é esse feriado que é um dos maiores e mais populares no hemisfério norte, e quais são as suas origens históricas que datam de muitos anos atrás.

Todos os anos, tradicionalmente, o Thanksgiving é celebrado sempre na quarta quinta feira do mês de novembro, como uma forma de festivão cristão para agradecer a colheita e todas as coisas boas que aconteceram de bom ao longo do ano. Durante o jantar que é servido, é comum que as pessoas reunidas façam uma roda de agradecimento antes do jantar, onde cada um conta o motivo pelo qual é grato por aquele ano.

Esse ritual que é carregado como tradição até os dias de hoje, surgiu em cerca de 1620 pelos colonos que fundaram uma vila em Plymouth, Massachusetts. Não habituados ao inverno severo naquela região do País, esses colonos não sabiam que deveriam ter uma colheita farta para armazenar mantimentos para atravessar alguns meses de frio intenso.

Por isso, no inverno de 1620, muitos habitantes dessa vila morreram de fome, por falta de alimentos. Empáticos com a situação, a população indígena da região, decidiu que no próximo plantio e colheita, passaria todos os conhecimentos necessários sobre aquela terra, para que eles então pudessem ter uma colheita próspera para atravessar o próximo inverno.

Então, após a colheita em 1621, onde eles garantiram um estoque adequado para o Inverno, em forma de agradecimento eles fizeram uma espécie de festival, com todos os pratos típicos da colheita, principalmente o milho e a abóbora. O governador da vila ordenou o abate de patos e perus para a grande ceia, que foi servida ao ar livre com a presença de todos os membros da vila e a população indígena da região.

Desde então, todos os anos esse feriado é comemorado nos Estados Unidos e em algumas regiões do Canadá, como uma das datas mais importantes do ano.

O Feriado de ação de graças nos Estados Unidos.


Foi somente em 1863 que o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln declarou o Thansgiving como um feriado instituído, para ser celebrado em toda quarta quinta feira de novembro.

Esse é um dia em que as famílias se reúnem, e também os amigos. Na cultura americana, é comum que os filhos saiam de casa ainda jovens, para cursar universidades fora de suas cidades natais, e durante o dia de ação de graças, todos voltam para a casa para celebrar junto de sua família.

Essa confraternização é muito marcada pelos banquetes, que são característicos da celebração, tendo como prato principal o peru assado, que é um verdadeiro clássico, o purê de inhame e a pumpkin pie, a tão famosa e característica torta de abóbora americana.

Todos os anos, em Nova York acontece a Parada de Ação de graças, onde carros alegóricos se apresentam nas ruas, e todos se juntam para assistir ao desfile, que reúne milhões de pessoas por ano.

O feriado de ação de graças no Canadá.

O Canadá também é um dos países que comemora o Thansgiving, porém, as raízes podem ser um pouco diferentes. Os canadenses defendem que o dia de ação de graças aconteceu primeiro no Canadá, por volta de 1578, quando o então explorador Martin Frobisher tentava localizar a passagem do Noroeste para o Oceano Pacifico, e então ele fez a primeira celebração do thanksgiving não para celebrar uma colheita, mas por ter saído vivo e saudável de uma viagem longa e perigosa.

Em sua terceira viagem ao extremo Norte, ele realizou uma cerimônia formal, que contou com um serviço ministrado pelo pregador Wolfall, onde novamente eles celebraram e agradeceram a Deus por todas as bençãos ao longo da viagem.

Hoje, o dia de ação de graças é comemorado em quase todas as jurisdições do Canadá, e assim como na cultura americana, esse é um dia para se reunir com a família e celebrar todas as bençãos com muita comida, musica e diversão.

O que é a Black Friday.


Agora, para que você entenda mais sobre o Dia de Ação de graças ”Thanksgiving”e Black Friday nos Eua,vamos te apresentar a Black Friday, agora que você já sabe tudo sobre o Thanksgiving.

A Black Friday é celebrada nos Estados Unidos e com certeza a sexta feira mais esperada por todos os Americanos. Nos estados Unidos, ela é celebrada na quarta sexta feira do mês de novembro, um dia depois do dia de ação de graças.

Foi na Filadélfia, em 2005 que o termo ‘’Black Friday surgiu’’. Nessa época do ano, era comum a aglomeração e enormes congestionamentos para a data em que abriria o período de compras para o Natal.

Essa data hoje, é uma das principais em termos econômicos nos Estados Unidos, aquecendo a economia intensamente. Os varejistas oferecem produtos com descontos especiais, para que assim possam liberar 100% do estoque antes de receber a nova remessa de produtos para o natal.

No dia da Black Friday, as lojas e comércios dos Estados Unidos costumam abrir mais cedo, com até 4h de antecedência, para receber os clientes, que se aglomeram em enormes filas na porta esperando pela abertura. Algumas lojas chegam a acumular centenas de milhares de pessoas.

O Black Friday não é um feriado institucionalizado nos Estados Unidos, mas a maioria das empresas decide emendar o feriado prolongado entre Dia de Ação de graças ”Thanksgiving” e Black Friday nos Eua, para assim permitir que seus funcionários aqueçam a economia e tirem o dia apenas para fazer compras.

Muitas pessoas aguardam ansiosamente durante o ano todo, e esperam até a sexta feira de Black Friday para comprar tudo o que precisam, principalmente eletrônicos e eletrodomésticos, que apresentam preços surpreendentemente baixos nessa época do ano.

A Black Friday se popularizou para outras regiões do mundo.


Os Estados Unidos, como um dos Países mais desenvolvidos economicamente no mundo, durante o período entre ação de graças e a Black Friday, consegue arrecadar bilhões. Por esse motivo, muitos outros países começaram a também ter o seu próprio Black Friday

Aqui no Brasil, inclusive, esse dia tem se tornado cada vez popular, e os Brasileiros também já o aguarda para comprarem itens que ficam muito mais baratos e com descontos especiais nessa época do ano.

Países como o Reino Unido, Canadá, e outros já adotaram essa data em seus países para aquecer a economia e trazer mais poder de compra para os consumidores.

Além disso, a estratégia de abrir espaço para as mercadorias antes do natal, é uma estratégia inteligente, e por isso todos os anos, esse é um dos períodos decisivos para a economia de pequenos varejistas á grandes empresas.

Curisiodades sobre o Thanksgiving

E agora que você já conhece tudo sobre o Dia de Ação de graças ”Thanksgiving”e Black Friday nos Eua vamos conhecer algumas das curiosidades que fazem desse dia ainda mais especial!

  • Nada de presentes!

Muitas pessoas acreditam que o dia de ação de graças, assim como o natal, é uma data para tradicionalmente trocar presentes, porém, muito pelo contrário! Por ser um feriado religioso, a tradição que esse dia deve ser livre de consumismo. Ao invés disso, eles tiram esse momento para agradecer por tudo que já tem, e tudo o que desejam conquistar.

As compras e presentes são deixadas todas para o dia seguinte, no dia da Black Friday.

  • O peru é verdadeira estrela do Thanksgiving

O Peru é o prato principal do dia de ação de graças, e ele é tão importante nessa data, que alguns até chamam o Thanksgiving como ‘’turkey day’’. Além do Peru, a torta de abóbora é uma das principais sobremesas dessa festividade, já que durante o Halloween as abóboras que sobram não são desperdiçadas.

  • Os perus ‘’perdoados’’

As industrias frigorificas em época da ação de graças, sacrificam cerca de 46 milhões de perus! Como uma forma um tanto curiosa de amenizar essa situação, o então presidente Ronald Regan decidiu criar a tradição do perdão do peru, conhecido por lá como o ‘’Turkey Perdon’’, um dia em que a Federação Nacional dos Perus doam 2 perus que serão salvos, recebendo nomes e soltos em Morven Park, no estado de Virginia.

  • Desfile grandioso.

Foi o presidente George H. W. Bush que tornou essa data oficial em 1989, sendo seguida e respeitada até os dias de hoje.

Você já sabe que durante o dia de ação de graças, os desfiles são muito populares, mas foi em 1924 que eles tiveram início, quando uma gigante rede de lojas, a Mecy’s fez um desfile pelas ruas de nova Iorque, carregando balões gigantes com personagens da cultura pop e desenhos animados.

Hoje, são milhares de marcas que participam da parada de ação de graças, que hoje já reúne cerca de 3 milhões de pessoas por edição. Além disso, em 1947 esse desfile começou a ser televisionado, arrecadando mais de 44 milhões de espectadores.

  • Uma partida de futebol para fechar o dia

Já é uma tradição que todo o fim do dia de ação de graças, é fechado com uma partida de futebol americano. Desde 1934 que a NFL realiza três partidas em seguida, por isso, esse é o dia preferido para os amantes do esporte, que se reúnem em volta da tv junto com os familiares para assistir as partidas.

Curiosidades sobre a Black Friday

Assim como nós, você adora curiosidades? Agora que você já conhece algumas curiosidades muito interessantes sobre o Thanksgiving, vamos conhecer também algumas sobre a Black Friday, que vão te surpreender!

  • O termo foi utilizado primeiramente para se referir a crises na bolsa.

O termo que é utilizado hoje como referência a um dos dias oficias das compras nos Estados Unidos, foi criado primeiramente em 24 de setembro de 189, quando dois especuladores tentaram tomar o mercado de ouro em Nova Iorque. Na tentativa de corrigir esse dano, o governo decidiu intervir e assim os preços caíram de forma drástica, fazendo com que os investidores perdessem tudo o que tinham.

O nome Black é também uma referencia aos congestionamentos causados nos dias da promoção, que infelizmente piora as taxas de acidentes. Em 2008 por exemplo, um dos piores acidentes que marcaram essa época, foi um trabalhador temporário da rede Walt Mart que foi pisoteado pela multidão que aguardava a abertura da loja.

  • Descontos na Black Friday tornaram-se sinônimos apenas em 2001.

Hoje em dia, quando se escuta Black Friday, a primeira coisa que passa na cabeça das pessoas, são os descontos. Porém, essa data só teve essa conotação em 2001. Até os anos 2000, as vendas então acabavam sendo maiores nos sábados após o Thanksgiving do que na sexta-feira, isso graças habito americano de adiar as coisas.

Então, a Black Friday adquiriu um novo sentido a partir daí, já que os lojistas começaram a se utilizar dessa data para limparem os estoques para receber os produtos que chegariam para o Natal.

Aqui em nosso País, a Black Friday só foi se popularizar em meados de 2010, quando ela começou a ser utilizada como uma estratégia de marketing digital por empreendedores que notaram a eficácia dessa estratégia em outros países.

  • O nome quase foi Big Friday.

Os soldados da Filadélfia começaram a se referir a essa data como Big Friday, que em português significa ‘’grande sexta-feira’’, em menção ao grande tráfego e congestionamentos dessa época do ano. Os responsáveis elas estratégia de marketing poderiam ter utilizado o termo Big Friday, porém, os logistas não gostaram de as promoções estarem associadas ao trânsito, e por isso, o nome não foi utilizado

A Cultura americana e seus feriados

Os americanos, tipicamente são conhecidos pela forma com que eles trabalham. Enquanto no Brasil estamos familiarizados com feriados prolongados durante todo o ano, o Dia de Ação de graças ”Thanksgiving”e Black Friday nos Eua é uma verdadeira exceção.

Por isso, esses feriados são tão queridos e comemorados por todos, e são eles que abrem espaço para uma época mágica e de muita movimentação econômica no País, o natal!

O Natal nos Estados Unidos, após o dia de ação de graças e a Black Friday, é o feriado mais popular, e movimenta bilhões de dólares por ano. Em países menos desenvolvidos, como o Brasil, o natal também é marcado como a época mais importante para os lojistas e comércios em todas as regiões.

A estratégia em unir o Thanksgiving com a Black Friday foi pensada exclusivamente levando em consideração a questão econômica do país, que viu uma saída em fazer o único feriado prolongado dos Estados Unidos ter um dia exclusivamente dedicado as compras.

A economia americana e a Black Friday

Como um dos países economicamente mais estáveis do mundo, os Estados Unidos por sua tradição cultural, é um País extremamente consumista. E por isso, as datas como o Black Friday são essenciais para aquecer ainda mais a economia do País, e permitir que as pessoas possam comprar artigos e produtos por um preço ainda mais baixo.

Apenas no ano passado, apenas o dia da Black Friday movimentou cerca de 7,9 bilhões! Além disso, uma estratégia muito inteligente foi criada para terminar os estoques que sobram da Black Friday, e que acumula mais 6 bilhões para a receita na segunda feira seguinte.

A Cyber Monday é o dia perfeito para quem não conseguiu fazer as suas compras na sexta-feira, e os produtos excedentes ficam com um preço incrivelmente baixo.

Estratégias como o Dia de Ação de graças ”Thanksgiving”e Black Friday nos Eua, além de serem muito inteligentes, permite que a cultura americana possa aproveitar em apenas um final de semana tudo o que é mais querido pelo povo, como o futebol, a mesa farta e um dia intenso de compras! Então, se você sonha em visitar os Estados Unidos, considere ir em Novembro, para assim poder acompanhar de perto essa tradição tão única e especial!

dia de ação de graças
dia de ação de graças

Para mais novidades, me acompanhe nas redes sociais.

Gostou? Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Receba as últimas publicações e artigos em seu e-mail

Receba Cotação

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.