10 Curiosidades Sobre A Colômbia

Quando pensamos em viagens internacionais é comum cogitarmos Europa ou EUA, mas há tantos países incríveis na América do Sul. Algumas curiosidades sobre a Colômbia irão fazer com que você entenda qual é o potencial desse país!

Argentina, Peru, Chile, Uruguai e, claro, Colômbia, trazem uma cultura, culinária, arquitetura e diversos pontos turísticos que valem a pena conhecer.

Nesse artigo iremos te mostrar um pouco mais sobre a terra de Pablo Escobar, Shakira e outras personalidades.

  1. Curiosidades sobre a Colômbia: San Andrés – Caribe colombiano

Vamos começar por uma das curiosidades sobre a Colômbia mais incríveis deste artigo: San Andrés. Você sabia que existe uma ilha paradisíaca nesse país?

É uma ilha do mar do Caribe que faz parte da Colômbia, mesmo estando mais próxima da Costa Rica e da Nicarágua. A praia é absolutamente incrível e a cultura traz um mix de experiência.

Mesmo sendo latina, grande parte da população fala inglês, visto que houve muita influência dos ingleses. Mas há também um dialeto na região, o chamado crioulo sanandresano. É uma mistura de inglês, com castelhano e línguas provenientes da África.

E se você está perguntando quando é a melhor época do ano para conhecer San Andrés, pode ficar despreocupado porque parece que todo dia lá é primavera! Mas, se preferir ficar longe das chuvas, evite os meses de outubro e novembro.

  1. Café colombiano

Não que o café propriamente dito seja uma das curiosidades sobre a Colômbia, afinal, o país é mundialmente conhecido pelos seus grãos energéticos.

Quem é amante da bebida não pode deixar de experimentar o produto desse país, pois é realmente diferenciado. Mas, agora, vamos efetivamente conhecer mais sobre esse grão!

Reza a lenda que o café chegou à Colômbia através de missionários jesuítas, por volta do ano 1750. Entretanto, os primeiros dados efetivamente históricos e concretos mostram que a comercialização começou em 1835 em Salazar de Las Palmas.

O café se alastrou pelo país e muitos produtores familiares tornaram do grão sua principal fonte de renda. As árvores cresciam bem em altitude elevada, com aproximadamente 1 mil a 2 mil metros.

Outro porquê de a Colômbia ter grãos de altíssima qualidade é o solo com influência vulcânica. Ao contrário do que a lógica nos leva a pensar, esse tipo de terra é altamente fértil.

A questão da distribuição das chuvas e as médias de temperatura também ajudaram. Tudo isso foi determinante para a qualidade do café, que perdura até hoje.

Durante os anos de 1920 o grão se tornou, sem dúvida alguma, o PRINCIPAL produto do país. Uma das curiosidades sobre a Colômbia é que no ano de 1999 a produção de café atingiu 3,7% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.

E, além disso, representava mais de 37% do emprego na agricultura. Ou seja, se mostrou o carro chefe do país. Hoje, o grão envolve praticamente 500.000 agricultores e continua sendo uma das principais atividades.

Informações levantadas recentemente mostraram que a Colômbia atinge uma exportação de 11.000.000 de sacas de café por ano! Isso resulta em aproximadamente US$ 2,58 bilhões.

E quer mais uma curiosidade? A Colômbia é responsável por 12% do café que roda pelo mundo. Mas, apesar disso, não é o principal país responsável pelo comércio, ficando atrás do Brasil e do Vietnã.

E agora a pergunta clássica: o café da Colômbia é melhor do que o do Brasil? Nosso país é o maior comercializador de café do mundo e, com toda a certeza, nossos grãos são de altíssima qualidade.

Entretanto, assim como a maioria dos outros produtos, nosso país exporta o café de melhor qualidade e mantém os grãos inferiores para o consumo nacional.

  1. Culinária

Não tem como falar sobre curiosidades sobre a Colômbia sem discorrer sobre a culinária do país! Há comidas típicas incríveis e de dar água na boca, selecionamos 10 pratos para você conhecer quando for visitar o país:

  • Ajiaco

É uma sopa típica da Colômbia e traz muita influência da América do Sul em si. Na versão do país, a receita costuma levar frango, alcaparras, milho e diversos tipos de batata.

  • Arroz de coco

O Arroz de coco é, definitivamente, um prato delicioso. É muito popular na região do mar do Caribe e é feito com leite natural de coco. É bem comum ser apresentado dentro da própria casca da fruta. É uma receita tropical e com certeza vale a pena experimentar!

  • Patacones

Muitas vezes é servido com o arroz de coco. São filetes de babaca da terra extremamente crocantes (espécie de chip de banana). Você pode comê-lo puro ou em diversos outros pratos para compor os sabores.

  • Arepa Colombiana

É uma massa de milho ou canjica que, após processada, é frita. Normalmente recheiam com carne ou frango e os colombianos comem as arepas a qualquer hora do dia.

  • Bandeja Paisa

Esse prato é típico da região de Medellín (cidade do grande traficante Pablo Escobar, o qual falaremos mais adiante). É uma refeição bem completa, composta por morcela (espécie de linguiça), patacones, arepas, arroz, carne moída, abacate, torresmo e muito tempero.

Pode não parecer apetitoso pela descrição, entretanto, é algo muito típico e você deve conhecer para imergir mais na cultura colombiana. A experiência é válida e você irá desfrutar de vários sabores em um único prato.

  • Lechona Tolimense

Com toda a certeza esse prato é a carinha do Brasil! Uma leitoa é assada de forma bem lenta (pode demorar mais de 10 horas) e recheiam-na com cebola, arroz e uma variedade de temperos.

É um prato mais característico da região de Tolima, que fica ao leste de Bogotá.

  • Ají

Ají é uma espécie de vinagrete colombiano, levando ingredientes como tomate, coentro, limão e pimenta. Você pode colocar essa mistura em todos os pratos e, inclusive, vai muito bem com a Lechona Tolimense.

  • Frijoles Rancheros

Está pensando que somente o Brasil tem feijoada?! Frijoles Rancheros leva feijão de bola com carne moída, banana e linguiça. Normalmente vem acompanhado por abacate, arroz e as deliciosas arepas.

Não coma pensando que irá encontrar sabores brasileiros no prato, pois, apesar de ser semelhante ao preparo da feijoada, há uma brincadeira de sabores bem diferentes.

  • Empanadas Colombianas

As empanadas costumam ser as entradas e na Colômbia aparecem em sua versão frita (diferente das servidas na Argentina ou Chile). Os recheios mais comuns são carne desfiada e queijo.

  • Almojábana

Outra delícia que pode ser comparada com os pratos brasileiros. Almojábana é uma espécie de pão de queijo da Colômbia. É bem baratinho e pode ser encontrado em vários estabelecimentos.

  1. Parque Nacional Tayrona-Colômbia

Agora, mais um ponto turístico na série curiosidades sobre a Colômbia! O Parque Nacional Tayrona-Colômbia fica nos pés da Sierra Nevada de Santa Marta, nada mais, nada menos, que a maior cadeia de montanhas costeira do planeta!

O local é considerado uma reserva ambiental e possui mais de 15 mil hectares. Um dos diferenciais é que a área é efetivamente preservada.

O parque contempla fauna e flora riquíssimas e traz uma mistura de sensações, pois pode ser apreciada no nível do mar ou do alto das montanhas.

O ponto virou uma representação turística em 1969 e o nome é proveniente que uma comunidade indígena que morava nas localidades de Santa Marta. O povo fugiu dos navegantes espanhóis e se abrigou na Sierra Nevada (e estão lá até hoje!).

A Colômbia leva muito à sério a preservação ambiental na região, não sendo permitida a construção de restaurantes, hotéis ou qualquer obra civil que venha a interferir na natureza.

Então, se você deseja respirar um ar puro e entrar em contato com a natureza, coloque o Parque Nacional Tayrona-Colômbia no seu itinerário.

  1. Curiosidades sobre a Colômbia: Cartagena

Cartagena não é uma das curiosidades sobre a Colômbia, visto que a cidade é um ponto bem conhecido. Agora, o que você irá encontrar na região é, com certeza, algo surpreendente.

Nada é mais charmoso e apaixonante que Cartagena! É, sem dúvidas, uma região que cativa o turista devido sua cultura, arquitetura, culinária, atrações, dentre outros detalhes.

Lá você encontrará o centro histórico Ciudad Amurallada, uma região de arrancar suspiros de todos aqueles que passam. É uma cidade cheia de ruas coloridas, casarões antigos de rica arquitetura e muito mais!

Em Ciudad Amurallada você irá se deparar com novos locais que possuem uma carga histórica muito grande. A cidade foi fundada em 1533 e desde sempre foi tida com um ponto comercial estratégico e importante.

Por isso, tornou-se cogitada por navegantes estrangeiros e piratas. O Rei Filipe II, para evitar as invasões, construiu uma muralha e a estrutura durou aproximadamente 200 anos!

Na mesma época ergueu-se o Castelo de San Felipe de Barajas. O ponto turístico se mantém em pé, apesar de muitas partes estarem destruídas, mas, com certeza, Ciudad Amurallada é algo que você deve contemplar de perto.

A dica é ir à região e passear ao final da tarde. Você irá contemplar o melhor das cores fortes da cidade e, de outro lado, poderá ver o mar do Caribe. É um mix de história com paisagens naturais de tirar o fôlego.

Para contrastar tudo isso, há a região de Bocagrande ao fundo, com muitas construções grandes e modernas.

  1. Curiosidades sobre a Colômbia: Pablo Escobar

E, claro, uma das curiosidades sobre a Colômbia é que o país foi a casa de uma das personalidades mais famosas do mundo todo: Pablo Emílio Escobar. Hoje, até mesmo crianças sabem quem foi Escobar.

A história dessa personalidade atrai muitas produções hollywoodianas que até hoje trazem à tona os acontecimentos de sua vida (a Netflix, inclusive, produziu uma série estrelada por nosso ator brasileiro Wagner Moura).

O narcotraficante entrou na lista dos homens mais ricos do mundo no ano de 1990 e ficou muito conhecido por chefiar o chamado Cartel de Medellín. A lucratividade das operações era estrondosa, chegando a milhões de reais.

Entretanto, apesar do campo de atuação perigoso e ilegal, Pablo Escobar era tido por muito como o Robin Hood da Colômbia. Envolveu-se ao seu redor uma imagem de simpatia.

Isso porque realmente buscava ajudar os mais pobres e, para essa comunidade, a origem do dinheiro não era tão importante quanto o auxílio que Pablo lhes proporcionava.

O narcotraficante fez parte das maiores negociações de tráfico internacional envolvendo grandes potencias, como EUA.

Morreu em 1993 e seu corpo foi encontrado em um bairro de Medellín. Durante sua vida passou por diversas situações, inclusive com sua família. É, de fato, uma história interessante de se conhecer (mas para falar sobre ela seria necessário um livro!).

A Colômbia é vista até hoje como um país muito perigoso e envolvido com o tráfico de cocaína, entretanto, a região de Medellín se desenvolveu, tomou outros rumos e, hoje, é uma boa região para se morar.

A imagem do Pablo Escobar e outras atrações turísticas tem favorecido o comércio por parte dos turistas, o que ajuda na economia da região.

  1. Reggaeton colombiano

O ritmo da Colômbia é altamente contagiante e não há quem não se envolva com o famoso Reggaeton. Nomes importantíssimos como Shakira levaram a música colombiana para o mundo!

O Reggaeton é escutado em todos os lugares e em todas as ocasiões. É uma música animada, feliz e ótimo para curtir com os amigos ou família. Hoje em dia, nomes de peso tem fama internacional, como J. Balvin e Ozuna (além de, claro, Shakira).

O gênero musical começou no Panamá perto dos anos 80 e rapidamente se alastrou por outros países latinos.

Por muito tempo o ritmo ficou restrito aos países da América Sul/América Central. No Brasil, por exemplo, esse tipo de música não era muito apreciado. Entretanto, esse quadro começou a mudar de alguns anos para cá.

O gosto pelo Reggaeton é uma das curiosidades sobre a Colômbia, pois o estilo tem tocado em todas as paradas musicais. Artistas colombianos estão ganhando mais visibilidade.

Interpretes de outros países estão inserindo referências em suas músicas. No Brasil, uma das pouquíssimas cantoras com fama internacional consolidada, Anitta, é uma das cantoras que faz questão de trazer o Reggaeton, principalmente em parcerias americanas.

Inclusive, Anitta e J Balvin possuem feats de sucesso que alcançaram o mundo todo. E, convenhamos, não é à toa, pois o Reggaeton é contagiante!

  1. Gabriel García Márquez

Falamos de Pablo Escobar, um símbolo de curiosidades sobre a Colômbia, mas, agora, vamos falar de outra personalidade: Gabriel Garcia Márquez. Conhecido pela literatura, Márquez também era Jornalista e um grande ativista político.

Ingressou na carreira em 1949, na cidade de Aracataca – Colômbia e nos anos 1960 as suas obras começaram a ficar conhecidas. Morreu em 2014 aos 87 anos e deixou um legado de incríveis histórias.

Dentre suas obras, Cem Anos de Solidão sempre se destaca. Mas há outros nomes famosos como Memórias de Minhas Putas Tristes, Amor em Tempos de Cólera, dentre outras.

Se você é um amante do autor, conheça o Centro Cultural Gabriel García Márquez. O local é ideal para tomar um café e contemplar uma boa literatura.

  1. Carnaval

Está achando que Carnaval acontece só no Brasil? É claro que nosso país carrega o nome de uma das celebrações mais incríveis do mundo, mas na Colômbia também há muita festa e comemoração.

Entretanto, não é comemorado em todos os lugares. A comemoração de Barranquilla é a mais famosa e o evento já recebeu o título de Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Você também encontrará festividades em Cali, San Juan de Pasto, Riosucio e Putumayo.

Caso pretenda aproveitar o fervor na Colômbia, tente marcar sua viagem com antecedência, pois a procura pelos turistas aumenta.

  1. Amazônia

Mais uma das curiosidades sobre a Colômbia que o país compartilha com o Brasil: Amazônia.

Você sabia que cerca de 42% da Amazônia fica na Colômbia? Uma parte da floresta faz fronteira com a Venezuela e o Brasil, enquanto outra parte faz fronteira com a Cordilheira dos Andes.

O local é bem procurado pelos turistas, pois há muitos parques e, claro, a floresta Amazônica por si só já é um grande evento. A cidade de Letícia dá acesso à floresta.

Não deixe de conhecer a Colômbia

A Colômbia é um país incrível. Apesar de fazer fronteira com o Brasil e também se localizar na América do Sul, possui uma cultura bem distinta da nossa e você irá se maravilhar com tudo o que o país tem a oferecer.

Para se organizar, faça um roteiro com todos os pontos turísticos que você deseja conhecer e determine qual é a melhor logística para economizar tempo e dinheiro.

É possível aproveitar muito bem a Colômbia gastando pouco, o mais pesado na viagem são as passagens de avião (principalmente se você morar no Sul ou Sudeste do Brasil).

Aproveite para explorar as curiosidades sobre a Colômbia que citamos aqui. Com certeza será uma viagem inesquecível! Aproveite a música, paisagem, comida, arquitetura e história desse país.

Colômbia
Colômbia

Para mais novidades, me acompanhe nas redes sociais.

Gostou? Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Receba as últimas publicações e artigos em seu e-mail

Receba Cotação

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.