Bagagem de mão e despachada. O que levar? O que não levar nas malas.

Arrumar as malas é um dos pontos principais de organização no momento da viagem, especialmente quando a viagem é de avião e trajetos internacionais.

Portanto fazer escolhas inteligentes, é essencial, afinal ninguém merece chegar no destino tão esperado e perceber que deixou de levar algo importante.

Para evitar passar por problemas como taxas extras de bagagem, e mala maior do que o tamanho permitido, é de extrema importância verificar as regras da sua companhia aérea com antecedência, de preferência antes de arrumar a bagagem.

Quando saímos para viajar, devido a fatores como a umidade e o tempo que as roupas ficam na mala, é difícil deixa-las em ótimas condições iguais quando as guardamos, pois podem ficar úmidas e até malcheirosas.

Para evitar esses acontecimentos, deixe sempre um ‘’cheirinho’’ em suas malas, tem alguns em barra que tem um cheirinho delicioso, pode deixar junto um pacotinho selado com cloreto de cálcio.

Porém nas malas, por ficarem muito tempo guardadas, também acabam ficando com esse cheiro de mofo, é um problema comum, então antes de começar a arruma-la faça a limpeza, você pode escovar o mofo com uma escova de cerdas macias, e lave as áreas com água morna e sabão neutro, após isso pode passar um pouco de água com vinagre em um borrifador e deixe secar. E está pronto!

Por razões de segurança é comum os aeroportos possuírem algumas restrições sobre o que pode ou não ser levado, principalmente em relação à bagagem de mão, que pode ir com você para a cabine do avião.

Como escolher a sua bagagem

Existem vário estilos e tamanhos de malas, o primeiro passo é escolher qual mala será mais ideal para você usar.

Hoje em dia existem diversos tipos de materiais na composição de malas, com rodinhas ou sem analisar os benefícios e desvantagens delas também é de grande ajuda na hora de escolher, dependendo de onde for, e o que for levar.

  • Mala rígida: São impermeáveis e com durabilidade bem grande, essas bagagens normalmente são fabricadas com os materiais propileno, policarbonato e ABS. Justamente por conta da rigidez da composição, garantem proteção extra para os objetos levados. As desvantagens são pouca maleabilidade, peso maior e maior facilidade a serem quebradas, arranhadas ou danificadas por impactos fortes.
  • Mala semi rígida: Essas são as que possuem mais facilidades de serem encontradas no mercado, com material impermeável por dentro garante boa proteção, uma desvantagem dessas malas é a dificuldade na hora de executar a limpeza, portanto a poeira pode se acumular com mais facilidade com o tempo.
  • Mala flexível: Um exemplo é a mala de mão, o material flexível pode ser encontrado também nas malas de rodinhas, tem o preço um pouco mais em conta, e por ser mais maleável se adapta ao conteúdo. Os tecidos mais comuns encontrados neste tipo de mala são o poliéster e o nylon. Uma desvantagem é impermeabilização, fazendo com que sua mala possa se molhar no caso de algum imprevisto com líquidos.

Fique sempre de olho em suas rodinhas, claro que ela é bem mais prática do que as malas com alças, porém as malas com duas rodinhas às vezes podem dificultar ao invés de facilitar.

Como elas só pode ir pra frente e pra trás pode tornar o seu deslocamento um pouco mais complicado, ainda mais se forem maiores e estiverem pesadas, ou se sua viagem envolver muito trânsito.

Opte pelas malas de quatro ou cinco rodinhas, isso porque podem ser transportadas de todos os lados, sem a necessidade de reclinação e o peso também fica concentrado nas próprias rodas, poupando sua coluna e dores posteriores.

As malas com compartimentos e divisões internos também são uma ótima escolha, levando em consideração que facilita a organização dos itens e aumentam a praticidade.

Por isso, na hora da escolha prefira as malas com aquelas fitas elásticas, bolsões internos e externos, o extensor também é um outro item muito útil, que aumenta a versatilidade da sua bagagem, ele é um zíper na lateral que aumenta o tamanho da mala quando aberto, liberando um espaço a mais na mala.

Na hora de fazer sua mala, tente fazer uma lista a mão, dos lugares onde vai e qual roupa usaria por exemplo, escreva as coisas que não pode esquecer como os documentos, carregadores, as coisas mais importantes para você.

Faça também uma mochila que você consiga entrar no avião com as coisas que vai mais usar, para não ter que toda hora ficar abrindo a mala, coloque o passaporte e as coisas que usaria durante a viagem para ficar mais fácil de pegar.

Portanto em cada voo temos regras diferentes para o que se pode ou não levar na bagagem.

Regras para bagagem da azul

Os passageiros da azul devem viajar com malas de até vinte e três kg (por mala) com uma médica de até cento e cinquenta e oito centímetros lineares, que inclui comprimento altura largura, incluindo os bolsos e as alças.

Você deve conferir também os preços de cada bagagem no site, os preços variam na internet e pessoalmente no balcão.

Já o peso permitido para a mala de mão na azul, é de dez kg para os voos internacionais e nacionais, com o tamanho de cento e quinze centímetros lineares, contanto os bolsos e alças também.

As coisas que são consideradas bagagens de mão na azul são:

  • Material para leitura
  • Câmeras fotográficas
  • Aparelhos eletrônicos
  • Camisetas e blusas extras

Os itens proibidos são:

  • Objetos cortantes
  • Agulhas (Tricô, crochê)
  • Pegador e furador de gelo
  • Medicamentos que não serão usados durante o voo
  • Aerosol
  • Patins e outros equipamentos esportivos como flecha, dardo e hastes de esquis.

Uma outra regra não menos importante é que todos os líquidos incluindo pastas dentais, sabonetes, gel, devem estar armazenados em potes de no máximo 100 gramas.

Os potes devem ser vedados, e é permitido apenas uma embalagem por passageiro.

Regras para bagagem da Latam

Na Latam, a pessoa pode levar uma mala de mão sem custo, desde que seja leve e ela consiga guardar no compartimento superior da cabine sozinha.

Tendo como peso máximo dez kg independentemente de qual seja a classe do voo, e as dimensões permitidas são de cinquenta e cinco por trinta e cinco e vinte cinco centímetros de altura largura e comprimento, esse tamanho é incluso as bolsas rodas e alças.

O valor para despachar as malas da latam variam de acordo com a antecedência que se contratou o serviço, e também o destino.

A mala de mão pode ser uma bolsa, mochila para notebook ou bolsa para bebê, e ela deve ser guardada no assento dianteiro, a menos que você viaje na primeira fila ou perto da saída de emergência e é importante que estejam sob seus cuidados e responsabilidade.

Alguns itens que você pode levar na cabine sem custos são:

  • Cigarros eletrônicos que, de acordo com as regras da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), só podem ser transportados como bagagem de mão.
  • Uma jaqueta ou blusa.
  • Um guarda-chuva de bolso sem ponta, pois não são permitidos guarda-sóis ou guarda-chuvas grades.
  • Uma câmera fotográfica pequena.
  • Um par de binóculos.
  • Artigos de leitura como livros, revistas ou tablet
  • Uma sacola pequena de duty free.

São proibidos:

  • Samsung Galaxy Note7: Tanto junto ao corpo quanto na bagagem de mão ou despachada é proibido, para sua segurança.
  • Mac book pro de 15 polegadas: Devido a identificação de superaquecimento das baterias dos computadores comprados entre 2015 e 2017, para a segurança de todos a bordo não é permitido, ele devera ser carregado na bagagem de mão totalmente desligado, não podendo também ser carregado durante o voo.
  • Produtos em pó para os Estados Unidos: Não é permitido levar produtos em pó com mais de 350 ml ou 12 oz, na bagagem de mão. Se ultrapassar esse limite deverá ir na bagagem despachada.
  • Restrição de smarts bags: Poderá transporta-la se sua bateria for removível por questões de segurança.

Regras para bagagem da Gol

Para malas ou mochilas pequenas deverá ser respeitada as dimensões de trinta e cinco por vinte e cinco e cinquenta e cinco centímetros de comprimento, largura e altura, com dez kg

A acomodação na cabine de passageiros é sujeita a disponibilidade de espaço nos compartimentos superiores de bagagem, podendo ser despachada no portão de embarque mesmo que esteja dentro do padrão permitido.

Já a bagagem despachada pode ter um tamanho de cinquenta por vinte e oito e oitenta, pesando até vinte e três kg considerando que, se esse peso for dividido em dois ou mais volumes, cada volume extra será cobrado como bagagem adicional.

No site da Gol tem um simulador para entender melhor as regras de bagagem que pode ter algumas variações.

Dicas de coisas que não podem faltar em sua mala

Na hora de fazer as malas sempre fica aquele receio de o que levar, se estiver frio calor, ou de acontecer algum imprevisto, então é sempre bom olhar a previsão do tempo antes de arrumar, por mais que também não seja cem por cento certeza, já direciona bastante.

Faça a lista de coisas que não pode esquecer. E nela coloque as peças básicas, aquelas que combinam com tudo e não podem faltar, além de ajudar a diminuir o volume da mala.

Escolha também peças que de pra combinar entre si, de cores que combinem sem deixar o visual repetitivo. Praticidade.

Essa dica é essencial pra quem vai ficar mais que duas semanas, assim não pesa a mala, e dá pra fazer varias combinações, que mesmo repetindo as peças, o resultado será outro.

Use organizadores, existem muitas maneiras de se aproveitar o espaço nas malas, aproveite todas elas.

Faça um kit higiene, daqueles que vem uma mini escova, pasta, creme bucal e enxaguante bucal, e também embalagens reaproveitáveis para xampu e condicionador, ou se preferir também comprar no local quando chegar, é uma opção.

Tente colocar as roupas mais pesadas no fundo da mala, como as calças jeans casacos e sapatos, e por cima coloque as roupas que amassam com mais facilidade.

Para não amassar muito as roupas você pode levar alguns cabides, e assim que você chegar ao destino as coloque no cabide, para as camisas, pode-se colocar cintos enrolados nas golas para evitar de amassar.

Para os vestidos de tecidos leves, a dica é embrulhar eles em um papel de seda de forma que o tecido tenha contado apenas com o papel a cada dobra evitando amassar.

Algo importante que muitos esquecem, é sempre ter um kit de primeiros socorros, principalmente pra quem faz uso de remédios controlados, ou já tem problemas como o problema respiratório, entre outros, procure sempre andar com as receitas medicas, caso precise comprar de última hora.

Atenção também para as restrições sobre o transporte de medicamentos. Mantenha sempre as embalagens originais.

Deixar algum espaço para as compras também é muitíssimo importante! Até um outro motivo para não exagerar ao arrumar as coisas.

Para as maquiagens, certifique-se de que estão seguras e bem embaladas, pois se vazarem além de fazer uma sujeira nas outras coisas, ficará sem as maquiagens.

Quando for guardar as maquiagens coloque um pouco de algodão entre os itens de maquiagens para amortecer os movimentos no voo.

O que não levar nas bagagens

Uma ótima forma de se organizar é levar somente o que vai usar, e não ficar pensando ‘’mas e se eu precisar’’.

Sempre que vamos viajar surge a dúvida do que levar, e junto com ela o ‘’e se’’ mas não se apegue a ele, leve apenas o necessário pois se entrar nessa onda vai acabar enchendo sua mala de coisas, pois no ‘’e se’’ várias coisas podem acontecer mesmo.

O fato é que quase nunca acontecem e você acaba ficando com a mala lotada, sem nem poder trazer as lembranças depois.

Alguns erros comuns ao organizar as malas são:

  • Levar coisas que você nunca usou, mas que por algum motivo acha que vai usar agora. Aquele vestido que você comprou e achou lindo, porem nunca usou e acha que na viagem vai ficar lindo. Não leve! Tem uma grande chance de ele continuar parado ali na sua mala ocupando espaço ou de não se sentir confortável pra usar.
  • Levar recipientes grande, você não vai precisar de um shampoo ou condicionador de quinhentos ml para passar alguns dias em um lugar, também não precisa levar aquele sabonete líquido de duzentos ml somando tudo isso já dá mais de um kg na sua mala, desnecessário. Compre recipientes menores e coloque apenas a quantidade que irá usar, diminuindo assim o peso da mala e desocupando espaços.
  • Não guardar as roupas de maneira correta. Muitas pessoas apenas vão jogando na mala as peças de roupa, isso deixa mais bagunçado tirando o espaço que poderia caber mais coisas, e todos sabemos que espaço é luxo! Todos os cantinhos devem ser usados com cuidado para não serem desperdiçados. O melhor jeito para se aproveitar o espaço é enrolando tudo, existem várias técnicas de organização para se fazer as malas, os sacos a vácuo também são ótimas opções para tirar o volume daquelas peças muito grandes, e as meias você pode colocar dentro dos sapatos por exemplo.
bagagem

Deixar pra última hora, esse é o erro mais comum, é quase pedir pra esquecer algo, a melhor opção é fazer a mala com antecedência, pra dar tempo de fazer uma lista com calma, conferir se está tudo certo, lavar as roupas que quer levar certinho, conferir se não esqueceu nada depois como carregadores e outros objetos, sem pressa, e aí um dia antes da viagem dê mais uma conferida se está tudo certo da maneira que planejou, assim não corre riscos de deixar pra trás coisas importantes, e se deixar na hora de conferir ainda dá tempo de concertar o erro!

Levar muitos sapatos, você não vai precisar de muitos sapatos, coloque um de uma cor mais neutra que combine com tudo, a não ser que você vá a algum evento muito especial que necessite de outro em um outro estilo, além deles serem super pesados, ocupam muito espaço desnecessário dentro da mala, uma boa dica é colocar o sapato só depois que escolher todas as roupas, assim já da pra saber qual irá realmente usar.

Um erro também que é muito comum, é não olhar a previsão do tempo antes, é algo rápido e que faz toda diferença na hora de viajar, e é super simples de se evitar. E nunca deixei de levar uma roupa de banho.

Arrumar a bagagem para alguns é algo animado e divertido, já outros até pagariam alguém para não ter que fazer as malas, porém se organizando tudo sai bem.

bagagem
bagagem

Para mais novidades, me acompanhe nas redes sociais.

Gostou? Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Receba as últimas publicações e artigos em seu e-mail

Receba Cotação

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.